⌛ 750 palavras, 4 minutos de leitura
O mundo acadêmico tem grandes desafios, como pesquisar, escrever artigos, assistir aulas, participar de seminários e eventos, ter orientações… ufa! Mas igualmente importante é tornar seu trabalho conhecido.
Por que isso é importante?
Se não fazemos nosso trabalho conhecido, lido e discutido, não fazemos o conhecimento acadêmico circular. Se fazemos um projeto de pesquisa, defendemos nossa dissertação ou tese e, depois disso, não comunicamos os resultados em eventos e os publicamos em anais de congressos e revistas acadêmicas, não fechamos o ciclo da pesquisa.
O principal caminho para que isso aconteça é publicar! A máxima publish or perish apresenta de forma dramática a situação da pessoa acadêmica — publique ou pereça.
Nosso “dever de casa” é realizar uma pesquisa séria em Ciências da Religião e publicar seus resultados em revistas qualificadas. Para isso, confira os detalhes do Qualis da Capes, que indica os periódicos existentes, assim como o estrato em que está qualificado.
Mas há ainda outros pequenos passos que podemos dar para colaborar nessa tarefa, com outros dividendos interessantes que podemos ganhar.
São as redes sociais acadêmicas. A mais conhecida delas é a Academia.edu — uma plataforma online em que pesquisadores/as podem compartilhar e acessar artigos acadêmicos, conectando-se com outros/as profissionais e recebendo atualizações sobre novas pesquisas em suas áreas de interesse.
É muito legal! Lá você segue e é seguido/a por acadêmicos/as que têm o mesmo interesse que você; compartilha suas publicações e trabalhos, que chegam na timeline do colega que pediu para te seguir. É uma grande troca. Inclusive é possível ter acesso a materiais que são disponibilizados pelos/as pesquisadores/as, como um capítulo de livro em PDF recém-publicado, por exemplo.
A outra rede é o ResearchGate. Na mesma pegada, é também uma rede social acadêmica que permite aos pesquisadores/as compartilhar, colaborar e descobrir pesquisas, artigos científicos e informações relacionadas ao campo acadêmico.
Moral da história: publicar nossos textos e trabalhos e fazer com que eles cheguem ao maior número de pessoas é colaborar na roda do conhecimento científico, que é feita de encontros, trocas e colaboração. Vai ficar de fora dessa?
📚 Novas publicações do PPGCR
LIVRO - “Tirania ou fraternidade: a perspectiva da teologia da libertação animal” (Ed. Saber Criativo, 2024), do egresso Marco Túlio B. S. Procópio, hoje professor na UFJF. O livro é fruto de sua tese defendida em 2023 e orientada pelo Prof. Paulo Agostinho Nogueira Baptista.
CAPÍTULO - “Il Pontificio Collegio Pio Brasiliano”, do Prof. Rodrigo Coppe Caldeira, no livro “I collegi per stranieri a/e Roma nell’età moderna II. 1750-1915” (Ed. Sette Città, 2024), organizado por Alessandro Boccolini, Philippe Roy-Lysencourt, Matteo Sanfilippo e Péter Tusor.
🌏 Pós-doc
Como parte de seu estágio de pós-doc na Universidade de Auckland, Nova Zelândia, o Prof. Carlos Caldas participou no dia 8 de março do Seminário de Pesquisa do Departamento de Teologia e Estudos de Religião, no qual apresentou sua pesquisa sobre religião e política no Brasil contemporâneo, com base no pensamento de Dietrich Bonhoeffer. Além de leituras e a redação do texto da pesquisa, o Prof. Carlos mantém reuniões periódicas com seu supervisor, Prof. Michael Mawson, grande referência nos estudos bonhoefferianos.
📺 Religare
Na nova edição do programa Religare - Conhecimento e Religião, o Prof. Flávio Senra entrevista o cientista social e antropólogo Rodrigo Toniol, professor da UFRJ e da Unicamp, sobre o tema “Espiritualidade incorporada”. Assista aqui.
O Religare também foi objeto de análise na dissertação de mestrado defendida por Jandher Custódio Gomes, da PUC SP. O trabalho, orientado por Silas Guerreiro e intitulado “Reduzindo fronteiras: um estudo sobre a divulgação científica da Ciência da Religião no Brasil”, reconheceu o Religare como o mais longevo e consolidado programa de divulgação científica da Ciência da Religião no país. 👏
🎙️ Podcast do LeRMOT
O podcast do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT), apresentado pelo Prof. Rodrigo Coppe, tem dois novos episódios.
Um deles é sobre “A mística de Etty Hillesum”, com Lucas Givisiez, psicanalista e doutorando em Psicologia PUC Minas.
O outro é sobre “O religioso em Donald Winnicot”, com o psicanalista Rodolfo Fenille Ferraz.
Os episódios podem ser ouvidos no Spotify e também em outras plataformas.
📝 Chamadas para publicação
Encerra na próxima semana, dia 30/03, a chamada aberta da revista Horizonte (A1) para o dossiê “60 anos do golpe de 1964: religião, política e sociedade” (mai./ago. 2024). Corra para não perder o prazo!
A revista Interações (A2) está com chamada aberta para o dossiê “Teoria e método em Ciência da Religião” (jan./jun. 2025). O prazo final é 03/05.
👋👋👋👋👋